Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Licenciada em Ciências do Ambiente e uma apaixonada por orquídeas. Email: amrodrigues@sapo.pt

terça-feira, 21 de maio de 2019

A importância da qualidade da água para as orquídeas


Um dos fatores importantes para o cultivo de orquídeas é a fertilização, e por isso a importância da qualidade da água, uma vez que a fertilização regra geral é efetuada juntamente com a rega.
A água é, sem dúvidas, uma das substâncias mais importantes que conhecemos. Sem ela, a vida como conhecemos hoje não seria possível, não só porque todos os seres vivos apresentam água na sua composição, bem como diversas reações químicas só acontecem em meio aquoso.
A qualidade da água depende de todas as substâncias químicas, partículas e microrganismos que se encontram em si. Regra geral, é grande a quantidade de substâncias dissolvidas ou em suspensão, uma vez que a água tem uma elevada capacidade de solubilidade. Por interferir nos equilíbrios químicos que ocorrem naturalmente, o pH e a dureza são propriedades importantes da água que merecem a pena de ser abordados quando se fala em fertilização de orquídeas.
Neste pequeno artigo iremos abordar a dureza.
A “dureza” da água está relacionada principalmente com a presença de sais de cálcio e magnésio, além de outros catiões como ferro, manganês, estrôncio, zinco, alumínio, hidrogénio, associados a aniões de carbonato (mais propriamente bicarbonato, que é mais solúvel) e sulfato, principalmente, para além de outros aniões como nitrato, silicato e cloreto.
A principal fonte de dureza nas águas é a sua passagem pelo solo (dissolução da rocha), sendo que as águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.
A dureza da água é medida usualmente em partes por milhão (ppm) de carbonato de cálcio CaCO3, quanto maior o valor de "ppm", mais "dura" será considerada a água.
Em termos práticos, a água pode ser classificada quanto a dureza de acordo com o quadro seguinte:
Quadro 1 – Classificação da dureza da água. Fonte wikipédia.
Grau de dureza
ppm
Muito mole
0 a 70
Mole (branda)
70-135
Média Dureza
135-200
Dura
200-350
Muito dura
mais de 350
As orquídeas necessitam de uma água mais macia, sendo que a água da chuva é o ideal para elas. Isto porque, estes sais geralmente combinam-se com o carbonato (formando compostos de carbonato de cálcio/magnésio) e sulfato, elemento que as plantas não utilizam, e que se combina com os oligoelementos, que estes sim são importantes para a vida da planta, e que desta forma a planta fica privada deles.
Conclui-se assim que, a água utilizada para a fertilização de orquídeas (e aqui podemos considerar a água para rega se utilizar fertilizantes) deve ser o mais branda possível, para que o conteúdo global de sais, adicionado à água e ao fertilizante não seja excessivamente elevado.
Fotografia:Jonas Bergsten

Sem comentários:

Enviar um comentário