Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Licenciada em Ciências do Ambiente e uma apaixonada por orquídeas. Email: amrodrigues@sapo.pt

sexta-feira, 24 de julho de 2015

1ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa


16, 17 e 18 de outubro de 2015
LOCAL: Estufa Fria
HORÁRIO: 17h - 19h (sexta-feira) | 10h - 19h (sábado e domingo)

A A.P.O. - Associação Portuguesa de Orquidofilia, em cooperação organizativa com a Câmara Municipal de Lisboa, irá promover a realização da 1.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa, a decorrer de 16 a 18 de outubro de 2015, na Estufa Fria.

O objetivo da Associação Portuguesa de Orquidofilia é fomentar o conhecimento e interesse pelas orquídeas, nas suas mais variadas vertentes, através de uma exposição de orquídeas em flor e da divulgação desta bela família.

A Estufa-Fria, lugar privilegiado que reúne um grande número de espécies botânicas de diferentes famílias, foi o local escolhido para esta realização.

Queremos assim, com a realização desta exposição incrementar o colecionismo na área de Lisboa à semelhança do que já acontece no Norte do país, fomentando o conhecimento e interesse pelas orquídeas.

Convidamos por isso, todos, a visitar a Estufa Fria, a apreciar um dos espaços verdes mais aprazíveis da capital, onde se pode desfrutar de agradáveis momentos, conhecer uma das mais belas famílias de plantas, as Orchidaceae (orquídeas), que encantam pelo seu exotismo, cor e forma.

Não perca, em outubro, a 1.ª Exposição Internacional de Lisboa, todos os caminhos vão dar à Estufa-Fria.

Toda a informação em http://www.lusorquideas.com/apresentaccedilatildeo--presentation.html

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cattleya forbesii

Cattleya forbesii

Género: Cattleya
Subgénero: Intermedia
Espécie: Cattleya forbesii

Relativamente à etimologia a denominação forbesii foi atribuída em honra de Mr. Forbes, um coletor de orquídeas inglês do ano 1800.

Descrição:
Trata-se de uma orquídea de tamanho médio, hábito epífita ocasionalmente litófita, pseudobolbos relativamente finos que podem atingir 25 cm, bifoliada, folha oblonga, coriácea e arredondada, e inflorescência terminal que pode ter de 1 a 6 flores.

Distribuição:
Originária do Brasil, vegetam na Mata Atlântica, podendo encontrar-se no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, regiões próximas do mar em altitudes até 200 m (baixas altitudes).

Cultivo:
Esta planta encontra-se todo o ano na estufa-fria, com muita luz, rega semanal nos meses de março a outubro, substrato composto por casca de pinheiro média, fibra de coco, carvão e perlite. Fertilização semanal.
A floração ocorre normalmente no fim dos mês de junho, principio de julho.